CASES

Controle de Estoque em um comércio: físico x sistema (ERP)

Já passou pelo constrangimento de vender uma mercadoria consultando o sistema e não dispor dela no estoque físico?  Eventualmente isso pode e vai acontecer, mas, não pode virar rotina. Veja este caso de sucesso, em uma empresa comercial que tem seu estoque de mercadorias integrado com vários marketplaces.

 

Para sua referência aqui vão alguns números do caso

No último inventário a empresa em questão contava com aproximadamente 11 mil unidades de mercadorias em estoque, de 1,5 mil itens (SKU). Totalizando mais de R$ 1 milhão ao preço de custo. É controlado basicamente por 1 pessoa.

 

A importância do controle de estoque

Nunca é demais lembrar que “estoque é dinheiro” e seu controle deve ter a mesma importância que contas a receber, frente de caixa e conciliação financeira E, por gentileza, esqueça a ideia de que “o sistema faz tudo” (rsrs). Sem um processo definido e pessoas dedicadas não haverá controle, o controle em sistema ficará comprometido.

 

Para o controle físico, dos estoques de mercadorias

Confere-se diariamente todos os itens (SKU) com movimentação no dia anterior empresa, a partir de relatórios do sistema com a localização do item. Utiliza-se de localização de estoques (ou endereçamento), com sinalização das estantes e box. Monitora-se os ambientes com câmeras , com especial atenção a área de embalagem dos pedidos de vendas.

 

Para o controle em sistema, dos estoques de mercadorias

Prioriza-se o lançamento dos documentos de entrada (compras e devoluções). Utiliza-se de leitor de código de barras, para prevenir troca de mercadorias na separação dos pedidos de vendas. Mantém-se almoxarifado/local de estoque específico para situações outras (itens em garantia, venda para entrega futura, etc), com movimentação por transferência. Emite-se notas fiscal para todas as vendas/saídas.

 

Diferencial Competitivo

E assim, o Controle de Estoque tornou-se um diferencial competitivo. Uma “motivação operacional” (vender o que de fato dispõem para entregar”, tornou-se uma rica fonte de informação e a partir dela decide-se o que não comprar, o que liquidar e, ainda, o que comprar.

A Blua Consultoria é referência em redefinição e reestruturação de processos. Entre em contato conosco e garanta o sucesso do seu negócio!

Histórias de sucesso como essa

ERP: Quais empresas devem implementar?

ERP: Quais empresas devem implementar?

Todas as empresas que procuram por eficiência operacional necessitam de um sistema de gestão. É aqui que os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) entram em cena. Mas será que todas

Leia mais