CASES

Tesouraria e o fluxo de caixa projetado.

Realizando sorteios de última hora para pagar as contas por falta de caixa? Veja este caso de sucesso.

A Gestão de Controladoria tem três pilares: liquidez, lucratividade e rentabilidade. O fluxo de caixa projetado é de extrema importância para garantir a liquidez e está dentro das funções de Tesouraria. É o controle utilizado para tomar decisões como aplicações de curto prazo, antecipação ou prorrogação de pagamentos e recebimentos, entre outras.

À primeira vista o fluxo de caixa projetado parece algo simples, combinação de (1) disponibilidade momentânea, (2) entradas/contas e receber e (3) saídas/contas a pagar. Mas, quando se inicia o processo de entradas e saídas de caixa (ou contas a receber e contas a pagar)? Com as vendas e as compras, concorda?

Quem já tentou fazer um fluxo de caixa projetado sabe que não é uma tarefa fácil. É um trabalho de “adivinhação”,  a rotina da tesouraria é muito dinâmica! Foi apenas após o uso das previsões dos pedidos de venda e dos pedidos de compras que consegui ter uma gestão efetiva do fluxo de caixa projetado, em uma indústria de equipamentos.

O sistema de informações utilizado dispõe de um relatório de fluxo de caixa, detalhado por dia e por título, com as disponibilidades, as contas a receber e as contas a pagar (incluindo as previsões financeiras dos pedidos). “Previsão financeira dos pedidos”, o que é isso?

Essa empresa vende por encomenda, com prazos de entrega de 8 a 52 semanas. Assim, a condição de recebimento é lançada no pedido de venda, que sensibiliza o relatório de fluxo de caixa na forma de previsão financeira (para diferenciar dos títulos efetivos do contas a receber).

Em contrapartida, os pedidos de compras também são lançados com a mesma lógica de previsão financeira. Há pedidos encaminhados aos fornecedores com muita antecedência (com data de entrega de 20 semanas, por exemplo), tudo para gerar previsibilidade financeira.

Situações como adiantamentos, que embora vinculados aos pedidos (de venda ou de compra), tenha data definida de vencimento recebe tratamento de efetivo e não de previsto. São casos de fornecedores que exigem pagamento antecipado (entrada integral ou parcial) ou vendas com adiantamentos em datas definidas. É comum utilizar NF de faturamento antecipado para esse tipo de operação, atendendo as boas práticas de não manter adiantamentos por mais de 90 dias.

Os pedidos de compras e os pedidos de vendas são excelentes fontes de informações para previsões de fluxo de caixa! Azeitando os processos de vendas e de compras foi possível ganhar preciosas semanas de previsibilidade na gestão do fluxo de caixa projetado.

Por Manoel Diniz Neto – Consultor e Fundador da Blua Consultoria

Histórias de sucesso como essa

ERP: Quais empresas devem implementar?

ERP: Quais empresas devem implementar?

Todas as empresas que procuram por eficiência operacional necessitam de um sistema de gestão. É aqui que os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) entram em cena. Mas será que todas

Leia mais